MOPSAB INFORMA.


Considerando o alto índice de câncer de mama no Brasil.

Considerando que ha uma demanda reprimida de fila para realização de exame de mamografia no município.

Considerando segundo DATA SUS em 2009 em Barueri as mulheres de faixa etaria de 40 a 80 + é cerca de: cerca de 40 mil mulheres na cidade.

Considerando que a lei nº 11.664 - efetiva as ações de saúde e assegura a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento dos cânceres de mama e colo uterino, no âmbito do Sistema Único de Saúde – traz duas importantes mudanças no que diz respeito à saúde da mulher brasileira.

A primeira delas trata-se da diminuição na idade e no tempo da realização do exame mamográfico. Agora, mulheres de 40 anos deverão ser encaminhadas para mamografia uma vez por ano.

A segunda modificação engloba a assistência integral à saúde da mulher, incluindo amplo trabalho informativo e educativo sobre a prevenção, detecção, tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento, dos cânceres de mama e colo uterino.

Procure o posto de Saude,proximo de sua Casa e solicite o seu medico o Exame de Mamografia que é seu direito!!

O Câncer de mama no Brasil. A Organização Mundial da Saúde estima que, por ano, ocorram mais de 1.050.000 casos novos de câncer de mama em todo o mundo, o que o torna o câncer mais comum entre as mulheres.

Por tanto é direito da mulher o exame a partir dos 40 anos uma vez por ano e dever do município oferecer tais serviços..

Para quem espera o exame dirija ao Hospital Municipal com a guia do medico para realização do exame sabemos que não ha uma divulgação dos locais de mutirão para realização desse exame.

A mulher que tem 40 anos e não realizou o exame procure o posto de Saude,proximo de sua Casa e solicite o seu medico o Exame de Mamografia que é seu direito!!

Segundo a Secretaria de Saúde realiza mutirão de mamografia aos sábados no Hospital Município praticamente zerou a fila de espera para exames de mamografia com a realização de mutirões todos os sábados no Hospital Municipal doutor Francisco Moran.

Mas sabemos que ha muitas mulheres sem fazer o EXAME e o atendimento no hospital é de 20 exames por sábado é surreal se considerarmos a quantidades de cidadãs que precisam do exame no município alem disso não ha uma expressiva divulgação como rege a lei e tela e do comprometimento da Secretaria de Saúde.

E a pergunta que buscamos o município disponibiliza apenas 20 atendimento no hospital para efetivar o que diz a lei sendo20 atendimentos por sábado?
Quantos aparelhos de diagnósticos temos no município?
VEJA NA FOTO A SEGUIR A TABELA DATA SUS PARA BARUERI

Veja a matéria:

http://www.barueri.sp.gov.​br/?pg=informativoLista&ID​=14299